Coaching

O PROCESSO DE COACHING

DSCN2409O Coaching é um processo, firmado em uma relação de compromisso entre o coach e seu cliente, que visa alcançar a realização de um sonho ou objetivo por meio da definição e atingimento de metas.

A primeira etapa consiste no levantamento do nível de satisfação do cliente a despeito da área em que deseja aprimoramento.

Em seguida, busca-se esclarecer e analisar os pontos que desejam ser refinados. Nesta etapa, avalia-se as razões e as motivações do cliente para alcançar o que deseja. Define-se ainda uma data para que os resultados esperados sejam conquistados. É necessário ter um objetivo claro e definido.

O coaching é um processo muito rico, pois imerge o cliente em contato com o seu eu interior, suscitando-o a descobrir quais são seus valores, suas forças, bem como os pontos a serem trabalhados e melhorados. Neste processo, o cliente descobre também novas oportunidades que deverão ser aproveitadas, em virtude da conscientização de suas forças internas, aptidões, conhecimentos e habilidades. O coaching, portanto, é um processo com muitas análises, conclusões e aprendizados.

O coach utiliza de várias técnicas para instrumentar o seu cliente, ajudando-o na conscientização, na tomada de decisões, na mudança de comportamento, na manutenção do foco, da motivação e do comprometimento com suas metas e sonhos. É um processo de assessoria que auxilia, não só o primeiro passo, mas do início à realização do objetivo.

O coaching é altamente indicado para processos de mudança e transição tanto pessoal quanto profissional. Também é indicado para o aperfeiçoamento na liderança de equipes, na melhoria dos relacionamentos interpessoais, na busca por uma nova profissão e na ascensão da carreira.

– Erick Barcelos