Mudanças no mercado de trabalho e nas habilidades sociais

O que é importante para se destacar no mercado de trabalho?

Como manter a alta empregabilidade em um mundo de rápidas e constantes mudanças?

Como estar preparado para viver a quarta Revolução Industrial?

Estas são perguntas fundamentais para todos que desejam ter sucesso profissional  diante de tantas transformações.

Segundo relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho, em apenas dois anos, mais de um terço, o equivalente a 35% das competências profissionais que, hoje, são consideradas importantes, mudarão. Neste novo cenário, as habilidades sociais serão cada vez mais valorizadas.

Em um universo de dez habilidades não técnicas, seis estão relacionadas com a comunicação, e é em face disso que a capacidade de se relacionar com os outros, bem como de usar as habilidades sociais, serão competências cada vez mais valorizadas pelas organizações de trabalho.

Desta maneira, não basta ser um bom profissional em termos técnicos. Será ainda mais importante a virtude de ser um bom comunicador. Em um ambiente de trabalho, a comunicação com o público da área estratégica é uma constante, seja com os clientes, seja com os líderes e colaboradores, portanto, com todos os stakeholders envolvidos nos negócios.

Veja, abaixo, uma lista de habilidades relacionadas à comunicação:               

  1. Falar em público;
  2. Comunicação verbal e não verbal;
  3. Escuta ativa;
  4. Convencimento e persuasão;
  5. Negociação;
  6. Leitura de linguagem corporal;
  7. Escrita e narração.

Comunicar-se com assertividade, propiciando, de fato, que o emissor da mensagem esteja conectado ao interlocutor para a eficiência da transmissão ocasiona, não apenas em melhores resultados de produtividade, como também contribui para minimizar os conflitos de relacionamentos interpessoais.

Então, você, profissional que deseja ter uma alta performance deve, não só desenvolver tais competências e habilidades, como ter a consciência de comunicá-las eficazmente ao mercado, aumentando, assim, a sua visibilidade.